Curso de Caligrafia e Lettering

Com Vitória Stadnik

O curso

O Curso de Caligrafia e Lettering é composto por sete aulas, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Assim você pode praticar e absorver melhor o conteúdo.

As aulas começam no dia 11/09 e acontecem das 19h30 às 22h00 em um total de 17 horas.

Você vai aprender três alfabetos caligráficos, dois alfabetos tipográficos, composição visual, grid, adornos, sombreamento de letras e muitos truques pra nunca mais errar um Lettering.

Conteúdo

  • 06/10 Alfabeto Itálico
  • 09/10 Alfabeto Gótico
  • 11/10 Brushpen cursivo
  • 16/10 Anatomia, estilos, serifas, ajustes, ligaturas, variações estruturais e alfabeto de preenchimento
  • 18/10 Grid, alfabeto blocado, banners e composição
  • 20/10 Correções óticas, contraste, alfabeto serifado e volume nas letras
  • 23/10 Trabalho final

Para a professora Vitória Stadnik, que estuda o tema há mais de cinco anos, a maior dificuldade do aprendizado da caligrafia e lettering é a didática de quem ensina. Pensando na aprendizagem do aluno, desenvolveu seu curso para qualquer pessoa que tenha interesse de aprender sobre os temas.

Lista de materiais para o Curso de Caligrafia e Lettering

1. Caneta quadrada para alfabetos itálico e gótico
Parallel Pen 6mm ou caneta tinteira chata chanfrada 6mm Leonardt + cabo + pote de nanquim pequeno escolar

2. Caneta tipo brush tamanho small para alfabeto cursivo
De preferência Pentel Waterbrush (a Pentel é melhor) ou Sakura Waterbrush + aquarela escolar (líquida ou pastilha) e/ou pode-se usar as pontas porosas também como Tombow ou Sakura.

Obs.: A caneta brushpen da Tombow pode ser usada para o alfabeto brush e para o lettering, contudo, eu recomendo comprar a Waterbrush também.

3. Tipografia e Lettering Manual
Caneta ponta porosa 1 mm+ (Tombow, Sharpie, Faber-Castell). Se tiver alguma nanquim em casa, pode trazer, mas não é obrigatória a compra.

4. Outros materiais

  • Régua
  • Esquadro 60 graus;
  • Lápis ou Lapiseira
  • Folhas de papel A3 (de preferencia 180g/m2 ou mais)

O ideal é comprar a parallel pen para as escritas quadradas, pois seu manuseio é mais fácil e faz menos bagunça, contudo, ela custa caro. A tinteira é uma solução mais barata, mas não esqueça que deverão ser comprados três itens: a ponta, o tubo e a tinta. Para alunos principiantes prefiro ensinar com a waterbrush da Pentel, mas tem quem não se adapta a ela. Neste caso é melhor a Tombow. Recomendo, se possível, comprar as duas para entender como elas funcionam, e o resultado estético é completamente diferente de uma para outra.

Onde comprar?

A Le Papier, papelaria e artistic shop que fica na rua Augusto Stresser, 1587, vai dar um desconto especial para quem quiser comprar a lista de materiais por lá. O telefone da loja é o (41)3079-3923 e eles abrem das 9:00 às 18:30 durante a semana e das 9:00 às 14:00 ao sábados.

Le Papier

Clique aqui para ver como chegar à Le Papier

 

 

 

Quem é a professora?

Vitória Stadnik - Professora do Curso de Caligrafia e Lettering - Villa CoworkingVitória Stadnik é formada em Design Gráfico, mas suas habilidades não se limitam à sua formação acadêmica. Professora de Caligrafia e Lettering, tornou estes dois temas o foco total de seus estudos à partir de 2013, tendo realizado diversos cursos na área quando finalizou a faculdade. Teve seu primeiro contato com essas ciências, como gosta de chamar, em 2011, ainda enquanto cursava Design.

Vê na linguagem e em suas manifestações visuais ou verbais o refúgio do seu ser, expressando seus sentimentos artísticos também por meio de desenhos e poemas. Quando questionada costuma responder que é artista, porém tem a metodologia e a prática projetual muito fortes em seu trabalho, mesclando sua personalidade analítica e observadora com sua intuição de artista e poetisa.

Vitória trabalha como freelancer desde 2015 e em 2016 passou a dar aulas. Acredita que a educação é o meio mais efetivo para se transformar a sociedade.

Conheça mais sobre o trabalho da Vitória em sua página no Facebook ou no Instagram.

 

Conheça um pouco do trabalho da Vitória

  • Todos os participantes recebem um certificado no final do curso
  • O estacionamento é grátis e fica aqui mesmo na Villa

Clique aqui e veja os termos e condições dos cursos e eventos organizados pela Villa.

Início em 06/10

Aulas nos dias 11, 13, 15, 18, 20, 25 e 27 de setembro das 19:30 as 22:00

R$370,00

Veja condições de pagamento

Informações - Curso Caligrafia e Lettering

6 + 2 =