Atribui-se ao genial Albert Einstein a afirmação de que “Deus não joga dados”. Agnóstico, Einstein teria dito que bastaria achar a fórmula correta para prever o pensamento divino uma vez que tudo no universo já estaria determinado. Ou seja, até o universo teria um planejamento estratégico para existir.

Muito já se escreveu sobre o assunto mas polêmicas, estrelas e planetas à parte, o fato é que ter um plano é essencial. E quando o assunto é empreender, então, é questão de sobrevivência!

Cientistas sociais, especialistas e experientes empreendedores ensinam que planejar é uma das bases do tripé que sustenta qualquer empreendimento. Os outros dois sustentáculos – o sonho e o trabalho – serão seriamente comprometidos se não houver um plano que, claramente, indique o caminho a ser trilhado, aponte um rumo, defina os próximos passos.

O planejamento estratégico é fundamental para negócios de qualquer tipo e tamanho. No plano é preciso que se faça uma análise do passado e do presente para então desenhar possíveis caminhos futuros.

Pode-se dizer que o processo de planejamento estratégico não é um ritual. Define-se como sendo um processo de gestão que deve ser realizado de forma metódica e sistêmica. Sem planejamento fica difícil identificar as necessidades e oportunidades de negócios e calcular o tempo necessário para iniciar a implementação das medidas com antecedência.

Partindo-se da idéia de planejar, temos uma visão de algo que buscamos alcançar adiante, que com o auxílio de algumas ferramentas conseguiremos criar um processo, planos de ações a serem postas em prática em um tempo determinado.

A Endeavor fez uma lista de 6 ferramentas usadas para o planejamento estratégico que podem ser usados por empreendedores e empresas dos mais diferentes tipos.

  1. Missão, Visão e Valores
    O trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.
  1. Análise 360° de oportunidades de negócio
    Sua cabeça está fervilhante de boas ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? A Ferramenta de Análise 360° pode ajudá-lo a verificar se sua ideia é viável ou não. Além disto, ela te faz refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho de mercado é adequado e se ela tem potencial de lucratividade e rentabilidade.
  1. Análise SWOT
    É chegada a época de fazer o Planejamento Estratégico e você precisa elaborar um diagnóstico de sua empresa? Com a Ferramenta da Matriz SWOT você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido.
  1. As 5 Forças de Porter
    Você conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que faz melhor do que eles e em que pontos eles se destacam? Com a Ferramenta 5 Forças de Porter você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos players.
  1.  Matriz BCG
    Você sabe quais dos seus produtos ou serviços oferecidos são os mais rentáveis? A Matriz BCG serve para o empreendedor fazer uma análise periódica para melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.
  1. Definição de metas para pequenas e médias empresas
    A definição de metas da empresa é um clássico desse período. É fundamental defini-las antes de botar a mão na massa, para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implementar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza para colher os frutos.

Veja a lista completa no site da Endeavor e comece a planejar!

 

Camilo Batiston Prado

Texto de Camilo Batiston Prado

Camilo é publicitário e desde 2010 se dedica à comunicação na web. Depois de 8 anos trabalhando na indústria fundou com outros sócios o Villa Coworking. Hoje, além da Villa, trabalha em projetos de comunicação para empreendedores e pequenas empresas.