“Chega um momento na vida profissional em que nos sentimos bem preparados para tocar o próprio negócio. Ou, então, somos forçados pelas circunstâncias a virar empreendedores”, aponta o administrador Max Gehringer no livro “Seja dono do próprio negócio”, parte de uma coleção se livros sobre carreira, produtividade e empreendedorismo.

No mundo profissional, empreendedorismo pode ser entendido como o conjunto de ferramentas necessárias para se ter o próprio negócio: atitude, formação profissional e intelectual, perfil, recursos materiais e financeiros… a lista é grande – e a satisfação de um empreendimento bem sucedido, também.

O empreendedor é um líder (seja apenas de si mesmo, seja também de seus colaboradores), alguém que dá a cara a tapa quando identifica uma oportunidade de atuar no mercado de trabalho por conta própria, sem estar subordinado a alguém.

Aqui na Villa, você conta com uma excelente infraestrutura e divide o ambiente com outros empreendedores, o que garante uma força extra em sua jornada!

Aproveitamos para incluir 3 dicas dadas por Max Gehringer para empreendedores que estão dando seus primeiros passos:

– Observe antes de fazer: comece a “prestar atenção na quantidade de coisas que você vê ou usa todos os dias [na empresa em que trabalha atualmente]. Se você fosse o dono da empresa, o que deixaria de comprar? O que substituiria? Esse é o ‘olho do dono’, que o empregado não tem, mas o empreendedor precisa ter.”

– Pratique a habilidade de decidir: “Quando surge um problema, um empregado costuma ver apenas o seu lado (…), avalie o caso inteiro. Como aquele problema afeta outras áreas? Qual seria a decisão que causaria o menor estrago e geraria o melhor índice de satisfação?”

– Busque orientação especializada: “[P]rocure o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mais próximo. E informe-se sobre o curso básico de empreendedor. O curso ensina como preparar um plano de negócios – ou seja, como colocar no papel, em forma de números, o que está na cabeça, em forma de entusiasmo.”

Acompanhe nosso blog e nossa fan page para mais artigos e outros materiais sobre empreendedorismo!