A Rio 2016 terminou e com ela o legado olímpico ganha corpo. Não somente aquele em infraestrutura urbana, muito útil para todos nós cidadãos, mas também em lições que irão transformar seu modo de empreender. Pensando em contribuir com a sua trajetória no mundo dos negócios, fizemos um post para listar algumas iniciativas retiradas deste grande evento.

ESTEJA PREPARADO PARA SER PROTAGONISTA

O Brasil é o primeiro país da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos em mais de 100 anos. Essa demora para receber um evento desse porte tem muito a ver com o preparo das nações sul-americanas em diversas áreas. O mesmo pode acontecer conosco no ambiente profissional, principalmente quando as circunstâncias parecem não ser favoráveis, como no caso do Rio de Janeiro.

Quando anunciado em outubro de 2009 como cidade sede, a desconfiança era o primeiro adversário a ser batido. E foi assim até o último segundo da cerimônia de abertura. Muitas vezes a incerteza em relação ao sucesso parte de nós mesmos. E esta é a primeira lição que podemos tirar: se ninguém na organização acreditasse que tudo daria certo, com certeza não daria.

Para ser protagonista é necessário muito preparo. E preparo é o resultado da fórmula tempo x dedicação / planejamento. Por isso toda cidade sede tem 7 anos para trabalhar aquilo que apresentou em sua candidatura. Ao todo, foram 150 mil pessoas envolvidas para garantir que tudo ocorresse dentro do planejado. Um ótimo exemplo de trabalho em equipe, determinante para que os atletas pudessem competir por suas tão sonhadas medalhas.

Para vencer a desconfiança, contou muito a favor do Brasil olhar para trás e aprender com os erros e acertos de outras edições dos jogos. Ao também fazer este exercício, você terá todo o suporte para trabalhar com aquilo que acredita.

ACEITE O ERRO E MELHORE

Errar é humano, não é mesmo? Mas às vezes também pode ser técnico. Mesmo com muitos testes e ensaios, algo pode sair errado. Mesmo com muito treino, um mínimo detalhe pode deixar um atleta fora do pódio. E se a falha for sua, esteja preparado para aceitá-la. Quanto antes entendê-la e recuperar-se, mais cedo estará disputando a medalha de ouro novamente. E lembre-se de que sempre haverá uma torcida acreditando no seu esforço. Dedique seu sucesso a ela.

FOCO NO RESULTADO

Desde o início do projeto Rio 2016, antes mesmo da apresentação da candidatura, já se sabia qual era o resultado esperado: todas as instalações deveriam ser entregues dentro do prazo. Desde então, muito trabalho foi feito para que quando chegasse o grande dia, nada prejudicasse o desempenho dos atletas e apagasse a centenária chama olímpica.

Sem respeito ao cronograma e ao orçamento, certamente a desconfiança venceria esta disputa e de nada adiantariam os anos de trabalho. Da mesma forma, foco no resultado é o fator motivacional que faz com que os atletas superem limites, vençam fortes adversários e quebrem recordes.

Para manter o foco e conquistar seus resultados, o Villa Coworking oferece uma estrutura completa, em um ambiente profissional e tranquilo. Venha para a Villa e sinta-se em casa para dedicar-se aos seus projetos.