Começar o próprio negócio exige mais que aprender muito sobre a nova atividade que se vai exercer. Como na grande maioria dos casos o próprio empreendedor é quem vai cuidar da divulgação de sua empresa saber mais sobre marketing digital é fundamental.

Muita gente ainda acredita que basta ter um site e página em alguma rede social para que a mágica aconteça, mas a realidade é bem diferente disso. Como toda estratégia é preciso pensar em soluções que conversem com o público-alvo de maneira constante e assertiva. Não existe um passo à passo, uma receita de bolo que vai garantir o sucesso. É preciso estudar muito o público e pensar em maneiras de conectar-se como ele.

Vivemos na era do usuário e é aí onde deve estar o foco de todas as ações de um negócio atualmente. Já pensou em como clientes buscam serviços e produtos na internet? Quais palavras usam? Que tipo de conteúdo esperam ler em um site ou blog? O que motiva essas pessoas a comprarem de sua empresa ou contratar o seu serviço? Quanto mais informação sobre seus futuros clientes, melhor! As respostas para estas perguntas servirão de guia para que você comece a desenhar a sua estratégia. O principal objetivo é que mais do que ser reconhecida, sua marca que se torne relevante para seu cliente.

Veja 4 dicas de marketing digital para quem está começando um negócio:

  1. Tenha um website funcional

    Apesar de serem usuários de redes sociais seus clientes ainda usam buscadores para procurar por produtos e serviços. Por isso ter um site ainda é muito necessário para todos os negócios. Esta página pode ser o primeiro contato de seu cliente com sua empresa, por isso ela deve ser objetiva e clara na comunicação. Tem um material com informações relevantes para seus clientes? Com conteúdo de qualidade sua página pode gerar contatos valiosos para sua empresa!

  2. Gere conteúdo de valor

    Seus clientes buscam por soluções e não pela sua marca. Todo o conteúdo que você puder gerar explorando temas sobres estas soluções será válido. Um escritório de arquitetura pode ter em seu site um blog que fale de tendências de construção e decoração, por exemplo. A fan page de um coach no Facebook, pode dar dicas de desenvolvimento pessoal.

  3. Escolha o seu campo de batalha

    É muito importante saber onde você vai lutar por clientes. Nem todos os negócios precisam estar em todas as redes sociais e canais da internet. A escolha das ferramentas que você vai usar vai depender muito do público com o qual você quer conversar.

    Muita gente pensa que é preciso estar em todo o lugar, mas a realidade é que devemos estar nos lugares certos. Uma vez que abrimos um canal de comunicação na internet é importante alimentá-lo com informações constantemente e às vezes isso pode ser uma tarefa difícil para quem trabalha sozinho ou com equipes enxutas.

  4. Invista em SEO

    A otimização para motores de busca, ou search engine optimization, é essencial para qualquer site na web. A otimização nada mais é do que deixar tudo certo em sua página para que os motores de busca a encontrem e mostrem para seus clientes. A principal missão de buscadores como o Google é apresentar ao usuário os melhores resultados possíveis para suas buscas. Se sua página estiver adequada, as chances de que ela apareça para mais usuários aumentam bastante. É recomendável que você contrate um profissional para auxiliar, mas mesmo assim é interessante aprender sobre este aspecto do marketing digital.

Se você tem outras dicas de marketing digital, ou quer dividir sua experiência com a gente, deixe um comentário aqui no blog!

 

Camilo Batiston Prado

Texto de Camilo Batiston Prado

Camilo é publicitário e desde 2010 se dedica à comunicação na web. Depois de 8 anos trabalhando na indústria fundou com outros sócios o Villa Coworking. Hoje, além da Villa, trabalha em projetos de comunicação para empreendedores e pequenas empresas.