Em tempos de startups e aceleradoras a palavra empreender pode remeter a uma atividade para os mais jovens, com novas ideias e projetos. Mas o fato é que não é a idade e sim a qualidade do tripé propósito, planejamento e trabalho que define as chances de sucesso do empreendimento e de realização pessoal do empreendedor.

Nesse contexto vem ganhando força o programa RUA,programa da Rede Ubuntu para quem está em busca ou em processo de mudança, tanto profissional como pessoal. A base do RUA é o EUpreendedorismo, modelo no qual a Rede Ubuntu se estrutura: um olhar para si mesmo e ações para empreender da melhor maneira possível, colocando os talentos e valores nesse processo, com mais clareza.

A ideia, explica Jose Sarria, um dos facilitadores, é criar oportunidades para que o empreendedor na maturidade amplie seu olhar, recicle sua experiência e desenhe novos caminhos numa nova etapa da vida. “É um programa realmente encantador que nos impele a descondicionar o olhar, descobrir novos conceitos e vivenciar novas habilidades”, diz ele. Na pauta, temas como tempo, trabalho, saúde, relacionamentos sociais e finanças.

Ana Zacharias, também facilitadora, explica que não se trata de um curso com aulas no modelo convencional. Utilizando diferentes métodos de aprendizagem, o RUA é um programa de formação grupal, em oito módulos presenciais, complementado com material virtual (Pílulas Educacionais a serem trabalhadas pelos participantes entre os encontros presenciais),leituras, filmes e dinâmicas .

EUPREENDEDORISMO

Os módulos de formação são estruturados em cada uma das competências de EUpreendedorismo (Modelo PURPO$E). A metodologia utilizada cria vivências profundas e, ao mesmo tempo, lúdicas, espaços de colaboração, e geração de insights, por meio das diversas formas de manifestação artística – filmes, exercícios corporais, vivências e reflexões. Além disso, valoriza a aprendizagem coletiva, uma das essências da filosofia Ubuntu.

O EUpreendedorismo busca definir o propósito e formas de empreendê-lo, tanto individualmente como em áreas de uma empresa ou de toda a corporação. Trabalhando o indivíduo e sua relação com o todo, a atuação da Rede Ubuntu foca as necessidades específicas de cada público, levando a reflexões “de dentro para fora”, sempre vinculadas ao propósito e ao EUpreendedorismo.

Em Curitiba o RUA vai começar na próxima quarta-feira, dia 20 de março das 19h às 22h no Villa Coworking, que fica na Rua Itupava, 157, Alto da Glória. Os demais módulos, sempre nesse horário, vão acontecer em abril (dias 5 e 19); maio (3,17,31) e junho (7 e 21).

O valor do investimento para os módulos presenciais e a programação completa do programa é de quatro parcelas de R$ 350,00. Há descontos para grupos e o interessado pode apresentar uma contraproposta ou sugestão de valor a ser debatida e avaliada pelos organizadores. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ana@redeubuntu.com.br.