Trocar a estrutura tradicional de um escritório por uma sala em um espaço de coworking pode ser uma excelente maneira de otimizar recursos para empresas de qualquer tamanho. Além de inspirar a criatividade, networking e parcerias, ferramentas fundamentais para quem quer alternativas rentáveis para seu negócio, estes espaços oferecem muitas vantagens para quem está começando uma empresa. Conheça a seguir algumas delas:

Redução de gastos fixos
A primeira e talvez mais importante vantagem! Água, luz, internet, manutenção, condomínio… Muitas vezes o valor, por vezes variável, de despesas fixas podem dificultar a programação financeira de uma empresa.

Instalações prontas
Espaços de coworking têm uma estrutura pronta para receber sua empresa, sem que você tenha que investir em móveis, cadeiras, rede de dados para internet, cozinha. Isso pode ser uma excelente vantagem para diminuir os gastos iniciais de uma empresa que está começando.

Networking
Espaços de coworking recebem profissionais e empresas de muitos segmentos, o que os torna um terreno fértil para parceiras, projetos em conjunto, troca de serviços e relacionamento com quem pode contribuir para o sucesso de sua empresa ou projeto.

Serviços
Outra boa vantagem dos espaços de coworking são os serviços agregados à estrutura. Café, internet de qualidade e limpeza ficam a cargo do próprio espaço. Apesar de simples, estes serviços podem fazer muita diferença para pequenas e médias empresas. Pense em quanto tempo você perder realizando estas tarefas ou quanto gastaria pagando alguém para realiza-las.

Praticidade
Usando a localização de espaços de coworking de maneira estratégica é possível ficar próximo aos seus principais clientes ou fornecedores. Isso pode otimizar o tempo de quem precisa fazer muitas visitas ou reuniões de trabalho. Um dos principais benefícios da localização destes espaços é poder estar perto do trabalho e da pós-graduação, da academia, da escola dos filhos. Até seus gastos com combustível e tempo no trânsito podem sofrer um impacto positivo!

Produtividade
A atmosfera dos espaços de coworking inspira a criatividade, colaboração e parceria. Talvez esta seja a razão pela qual 71% dos entrevistados pelo Global Coworking Survey, realizado pela Deskmag, afirmaram se sentir mais criativos depois de ter adotado o coworking como espaço de trabalho. 62% deles disseram também que seu trabalho melhorou.

Camilo Batiston Prado

Texto de Camilo Batiston Prado

Camilo é publicitário e desde 2010 se dedica à comunicação na web. Depois de 8 anos trabalhando na indústria fundou com outros sócios o Villa Coworking. Hoje, além da Villa, trabalha em projetos de comunicação para empreendedores e pequenas empresas.