Deriva

A Teoria da Deriva foi elaborada pelo pensador situacionista Guy Debord. A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico no qual são analisadas as ações do ambiente urbano sob o olhar da emoção e condições psíquicas das pessoas. No exercício de deriva, em grupo ou sozinhos, partimos de um ponto da cidade e nos deixamos levar pela própria cidade. Sem trajeto definido, construímos depois um mapa do percurso. Nele adicionamos anotações para registrar quais motivos levaram a cada caminho.

Deriva Vivicidade

Mapa psicogeográfico – The Naked City (1957), Guy Debord

O objetivo é transformar a cidade, o urbanismo e a arquitetura. A ideia é colaborar na construção de um espaço onde todos serão agentes transformadores, tendo a cidade como resultado.

O conceito foi formulado pela Internacional Situacionista, um movimento político e artístico internacional. Surgido na Itália no final dos anos 50,  durante as duas décadas seguintes, teve sua origem com a fusão de várias tendências de vanguarda da época como a Internationale lettriste, o International movement for an imaginist Bauhaus e a London Psychogeographical Association.

Criatividade Urbana

No próximo dia 21 de junho acontece no Villa Coworking uma deriva coordenada pelo Coletivo Ponto41. O objetivo é fazer com que as pessoas percebam e vivenciem a cidade de uma maneira lúdica. Através da observação das particularidades da cidade, os participantes da oficina poderão desenvolver um olhar crítico sobre a importância do espaço urbano. As inscrições custam R$60,00 e estão disponíveis em https://www.sympla.com.br/deriva-vivacidade__150549.

O encontro faz parte do Festival Subtropikal de Criatividade Urbana, que acontece de 15 a 22 de julho em Curitiba. O festival ocupará diversos locais com uma programação intensa. A programação completa e mais informações podem ser encontradas na página do evento em https://www.sympla.com.br/subtropikal

Serviço

Oficina DERIVA: VIVACIDADE
21/07 – 14 as 18h
Villa Coworking
Rua Itupava, 157
Inscrições em https://www.sympla.com.br/deriva-vivacidade__150549

Foto: Drazen Biljak – Unsplash

 

Camilo Batiston Prado

Texto de Camilo Batiston Prado

Camilo é publicitário e desde 2010 se dedica à comunicação na web. Depois de 8 anos trabalhando na indústria fundou com outros sócios o Villa Coworking. Hoje, além da Villa, trabalha em projetos de comunicação para empreendedores e pequenas empresas.