Considerada por especialistas na área como uma tendência irreversível, a colaboração como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional vem sendo uma condição cada vez mais necessária na sociedade atual. “A sociedade começa a perceber que o modelo competitivo já dá sinais de exaustão e que alguma coisa precisa mudar, e, que o primeiro passo talvez seja começarmos essas mudanças por nós mesmos”, afirma o pedagogo Leonardo Dutra Guedes, facilitador de metodologias colaborativas.

Leonardo, pós-graduado em Jogos Cooperativos pela Unimonte, de Santos (SP), é um especialista em Pedagogia da Colaboração, área que em tempos como os atuais tem cada vez mais demanda. “Hoje há uma procura natural por ambientes colaborativos, pois as pessoas não querem mais viver com tanto estresse, então em muitos ambientes (empresas, escolas, ONG, famílias, entre outros) atitudes colaborativas está substituindo a competição”, diz ele.

Embora seja o ideal de inúmeras pessoas, viver e trabalhar em ambientes colaborativos exige uma mudança de conceitos e de conduta – seja na vida pessoal ou no dia a dia de uma empresa, o que abre campo para a prática da Pedagogia da Colaboração. De acordo com Leonardo, “a Pedagogia da Cooperação é uma ferramenta de design colaborativo que nos possibilita oferecer recursos para o desenvolvimento de ambientes colaborativos nos mais diversos contextos (organizações públicas e privadas, escolas, casa, comunidades, família, etc.)”.

Workshop “Desenvolvendo Ambientes Colaborativos com a Pedagogia da Cooperação”

Em parceria com Cristiane da Silva de Oliveira, profissional de Educação Física e pós graduada em Jogos Cooperativos, Leonardo vem desenvolvendo uma série de trabalhos – cursos, palestras e workshops – tanto em escolas quanto em empresas de pequeno ou grande porte com base na Pedagogia da Cooperação.

O próximo workshop – Desenvolvendo Ambientes Colaborativos com a Pedagogia da Cooperação – vai acontecer nos dias 20 (sexta-feira) à noite e no dia 21 (sábado) de maio no espaço Villa Coworking. Desenvolvido para pessoas interessadas em construir ambientes colaborativos em suas organizações, profissionais de recursos humanos e líderes de equipes o workshop vem tendo grande receptividade. A linha mestra deste workshop são as sete etapas para a construção de um ambiente de colaboração. “Quem participa deste workshop amplia a visão sobre suas atitudes e o impacto das mesmas no seu dia a dia e relações pessoais e profissionais,” afirma Leonardo.

Serviço
Desenvolvendo Ambientes Colaborativos com a Pedagogia da Cooperação
Sexta-feira, 20 de maio, das 19h às 22h30
Sábado, 21 de maio, das 8h30 às 18h