A internet não é mais novidade faz tempo, mas mesmo assim muita gente ainda duvida do poder desta ferramenta para os negócios. A verdade é que tanto pequenas quando grandes empresas, e até mesmo freelancers, têm muito a ganhar investindo nesta área.

O site Entrepreneur.com listou cinco mitos sobre o marketing digital para pequenos negócios que fazem com que muitos empreendedores tenham dúvidas na hora de tomar uma decisão sobre onde investir sua verba. Se você acredita em algum deles, está na hora de rever alguns conceitos…

  1. Marketing digital é só para os grandes
    A frase até foi verdade anos atrás, mas a tecnologia evoluiu, softwares e armazenamento de dados ficaram mais baratos e quase todo mundo usa a internet para comprar produtos e serviços. Apesar de ser verdade que quanto maior o seu orçamento mais alcance terá sua campanha, não pense que você precisa investir fortunas para começar. Na verdade, campanhas com verbas enxutas podem ter muito sucesso.
  1. Resultados instantâneos
    Seria muito mais fácil para quem trabalha com marketing digital se o retorno de campanhas fosse imediato. Mas como qualquer campanha de marketing existe um tempo entre o início dos trabalhos e seus resultados. A diferença é que no marketing digital os resultados aparecem mais rapidamente e podem ser medidos mais facilmente e com muito mais precisão que os meios off-line.
  1. Mais tráfego, mais dinheiro
    É comum ouvir que quanto mais tráfego um site tiver, mais leads e vendas ele vai gerar. Em teoria sim, é isso mesmo, mas este não é o objetivo principal do marketing digital. A ideia é na verdade, usar tecnologia para entender o seu público e atrair tráfego qualificado para seu negócio. Um tráfego menor com targets assertivos resulta em um ROI melhor que atrair usuários sem relação com seu público-alvo.
  1. E-mail marketing é spam
    Muitos se surpreendem quando ficam sabendo que o e-mail marketing é comprovadamente o canal digital com o melhor ROI. Infelizmente muitos profissionais usam esta estratégia de maneira abusiva, mas na verdade campanhas de e-mail que usam contatos gerados através da entrega de conteúdo de valor podem ter muito sucesso.
  1. Tenho que estar em todas as redes sociais
    O Marketing Digital deve ser usado para encontrar o seu público na vasta imensidão de usuários da internet. É bem provável que o público que usa o LinkedIn diariamente não esteja no Pinterest com a mesma frequência. É importante conversar com seus clientes e prospects para saber em quais plataformas eles se encontram. Você também precisa ter em mente que cada rede social exige esforços e dedicação diferentes. É melhor dedicar-se 100% a uma ou duas, que 30% para três ou quatro plataformas.

Com informações do site Entrepreneur.com

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Camilo Batiston Prado

Texto de Camilo Batiston Prado

Camilo é publicitário e desde 2010 se dedica à comunicação na web. Depois de 8 anos trabalhando na indústria fundou com outros sócios o Villa Coworking. Hoje, além da Villa, trabalha em projetos de comunicação para empreendedores e pequenas empresas.