Muita gente acha que o Excel serve somente para criar tabelas, mas na verdade a ferramenta tem vários recursos. Com ele é possível criar até pequenos sistemas para gerenciar os mais diferentes aspectos de um negócio. Você já viu algum escritório por aí que não tenha o Excel? Hoje não existe empresa que não o use, ou uma ferramenta parecida. Ele está presente em 99.9% dos computadores dos escritórios mundo afora.

Qualquer um que trabalhe com gerenciamento de recursos, sejam eles pessoas, tempo, financeiro, deve dominar a ferramenta. É importante que essas pessoas saibam utilizar o Excel de maneira a facilitar o trabalho, criando gráficos, tabelas, saibam aplicar formatações avançadas, tabela dinâmica, e etc.

A menos que você queira só fazer o básico, só formatar tabelas e inserir dados já não basta. Se você é empreendedor o Excel pode inclusive ser uma boa alternativas para ferramentas qua podem custar muito para quem está apenas começando.

Veja abaixo 5 dicas práticas de Excel para você usar hoje mesmo!

  1. Troca de Planilha
    Se você trabalha com mais de uma planilha aberta no Excel, deve ficar irritado de tanto ter que trocar de telo o tempo todo. Para evitar esse stress, use o atalho CTRL + PageUp e CTRL + PageDown para trocar a planilha de trabalho.
  2. Data de hoje
    Precisa inserir a data de hoje numa célula? Então, ao invés de copiar o relógio do Windows, que tal apertar CTRL + ;? Bem mais prático, não?
  3. Soluções de planilhas
    Muita gente nem conhece essa ferramenta. O Excel oferece soluções prontas dependendo do tipo de cálculo que você precisa fazer. Clique com o botão direito na planilha, clique em Inserir e troque para a aba Soluções de Planilhas, aqui você tem algumas soluções já prontas. Use-as! Pra quê reinventar a roda
  4. Conteúdo duplicado
    Pare de sofrer procurando na planilha inteira valores duplicados em todas as células. Resolver esse problema é mais fácil do que parece. Selecione a quantidade de células que queira achar a duplicidade, aí clique em Formatação Condicional > Realçar Regras das Células > Valores Duplicados. Pronto, agora pode ver tudo o que está repetido!
  5. Nomear células para encontrá-las mais rapidamente
    Pouca gente sabe, mas podemos dar um nome para as células. Clique no canto superior esquerdo onde aparece o nome da célula, A2 por exemplo. Mude o nome para o termo que quiser. Depois de renomear use a tecla F5 para selecionar a célula que precisa. Esse truque pode ajudar bastante quando temos mais de uma planilha.

Quer aprender mais sobre Excel e suas funções? Entre os dias 7 e 9 de junho acontece aqui na Villa um curso bem completo de Excel para Negócios. Os participantes vão aprender a aplicar os recursos do Excel para otimizar o seu trabalho com planilhas, desenvolvendo tarefas mais complexas. Saiba como desenvolver uma base de dados, trabalhar com fórmulas e funções personalizadas, gerar gráficos relacionados ao conteúdo das planilhas e muito mais.

Veja o conteúdo completo do curso aqui e inscreva-se já!