Mudanças na economia e na visão sobre o trabalho tem feito cada vez mais gente adotar o empreendedorismo como meio de vida. Ter o seu próprio negócio ou investir em uma carreira solo tem feito cada vez mais sentido tanto para as gerações mais jovens, quanto para aqueles profissionais mais experientes.

Estar a frente das decisões sobre seu negócio, trabalhar em horários flexíveis, abandonar o ambiente corporativo, qualidade de vida. Muitos são os motivos que levam cada vez mais pessoas a trabalhar por conta própria ou em pequenas equipes.

Trabalhar em casa, no horário que quiser pode parecer muito confortável, mas será que isolar-se é uma boa opção?

Veja abaixo quatro boas razões para trabalhar em um coworking e deixar o seu home office:

 

1. Chega de praticar seu pitch para o seu gato.

Para todo empreendedor a jornada pode ser tão solitária e desafiadora a ponto de muitos, 30% nos Estados Unidos, chegarem a sofrer de depressão. É importante priorizar as necessidades de relacionamento interpessoal entre você e sua equipe, mesmo que sua equipe seja somente você e um parceiro.

Ao entrar em um espaço de coworking, a interação trará de volta a sensação de que você faz parte de algo maior. Em ambientes compartilhados você trabalha como em um grande escritório, mas sem a solidão dos cubículos.

2. Sempre há algo para aprender com o coworker da mesa ao lado.

O criador de um aplicativo pode sentar-se ao lado de um jornalistas. Um consultor pode tomar um café com um profissional de marketing digital. Encontrar pessoas de diferentes áreas pode mudar o pensamento sobre seu trabalho.

Informal ou não, a mentoria é um dos pilares de espaços de coworking e empresas que recebem mentoria tem o dobro de chances de dar certo do que as que não passam pela experiência. A atmosfera mais descontraída e relaxada faz com que seja menos intimidador compartilhar ideias. Não existe ambiente melhor que um coworking para receber desde conselhos e sugestões criativas para seus projetos.

3. Coworking são estufas de crescimento.

Um dos objetivos de espaços de coworking é que seu negócio cresça a ponto de sua empresa não caber mais dentro da comunidade. Foi o que aconteceu com empresas como o Uber e startups curitibanas como a Pipefy, Ebanx, Contabilizei e outras.

4. Um endereço comercial pode ser bem útil!

Enquanto para alguns o home office continua sendo um sonho, misturar a vida pessoal e os negócios pode ser um pesadelo para outros. Em um espaço de coworking você segue no comando do seu horário, mas com uma estrutura de trabalho completa, que você não precisa passar aspirador, fazer café, arrumar a impressora.

Com informações do site Entrepreneur.com.

Camilo Batiston Prado

Texto de Camilo Batiston Prado

Camilo é publicitário e desde 2010 se dedica à comunicação na web. Depois de 8 anos trabalhando na indústria fundou com outros sócios o Villa Coworking. Hoje, além da Villa, trabalha em projetos de comunicação para empreendedores e pequenas empresas.