Se você passa boa parte de sua vida trabalhando – então, seu trabalho não deveria ser mais que apenas um trabalho?

As razões que levam uma pessoa a continuar em um emprego que detesta são muitas! Para alguns é o dinheiro garantido no final do mês. Para outros, o prestígio do cargo, as viagens, os benefícios… Mas há também quem siga em um emprego que detesta por puro medo de abrir um negócio! Para estes fica um aviso: existem diversas razões importantes para se manter um trabalho fixo enquanto você está abrindo um negócio próprio. Pode ser intenso, mas não é impossível, iniciar uma pequena empresa se dedicando 3 ou 4 horas por dia.

Voltando ao assunto, se você está em um trabalho que detesta, lembre-se de que a vida é muito curta! A vida é muito curta para todo dia chegar em casa mal-humorado, sentindo-se castigado, achando que ninguém te leva a sério.

Que conselho você daria a um amigo que te dissesse estar insatisfeito, entediado, triste no trabalho? Você não diria para ele procurar um novo emprego, trabalhar com aquilo que ama, buscar seu propósito? E porque este conselho não serve para você?

É fácil tornar-se vítima do mito da persistência, mas dizer basta a um emprego frustrante pode ser muito libertador! Então, se você de identifica com alguma das situações abaixo talvez seja bom começar a pensar em algo melhor para sua vida profissional.

1. O seu chefe gerencia o chefe dele e não você

Você já viu esse filme. Como líder, seu chefe deveria focar seu tempo e atenção em sua equipe, mas passa o tempo atrás do próprio chefe. É como se o seu trabalho fosse garantir apenas uma coisa… o sucesso do seu chefe com o chefe dele! Um bom líder deveria saber que se seus liderados prosperam todos prosperam, ele inclusive! Não perca seu tempo desenvolvendo a carreira de seu chefe às custas do seu trabalho!

2. Suas ideias são ignoradas

Todos temos ideias e todos gostamos que nossas ideias sejam levadas a serio e implementadas. A sensação de ter contribuído para algo é incrivelmente gratificante. Mas quando seu chefe descarta suas ideias ou até mesmo ri delas, não está te desmotivando está te insultando. O problema é muitas vezes paramos de nos importar quando isso acontece e simplesmente paramos de dar ideias. Que tal compartilhar suas ideias com alguém que dê valor a elas?

3. Você é criticado em público

O feedback construtivo é fundamental no trabalho. Todos precisamos saber o que estamos fazendo bem e no que podemos melhorar. Mas este é o tipo de conversa que dever ser privada. A vida é curta demais para ficar esperando a próxima crítica humilhante em público.

4. Nunca ninguém diz “obrigado”

Também precisamos de apreciação. Precisamos saber quando estamos fazendo algo de bom para os outros. E até mesmo quem não faz muito faz alguma coisa muito bem e merece agradecimentos. A vida é curta para ficar eternamente pelo reconhecimento daquilo que você faz de melhor.

5. Você se sente sem propósito

Todo mundo gosta de se sentir parte de algo maior, de saber que impacta positivamente não somente projetos, mas também a vida de outras pessoas. É bastante frustrante sentir que seus esforços são em vão…

6. Você se sente como um número

Ninguém é insubstituível. Todos trabalhamos por dinheiro, mas trabalhar com pessoas que respeitamos e admiramos e que também nos respeitam e admiram é muito melhor. Se conversas informais sobre a vida, família e outros temas pessoais nunca acontecem então você é só mais uma engrenagem de uma grande máquina. E a vida é muito curta para isso, não é mesmo?

7. Você não está nem um pouquinho que seja animado para trabalhar

Todo emprego tem seus dias ruins, mas todo trabalho deveria ter momentos divertidos, animados, desafiadores ou quaisquer outros aspectos que te motivasse a seguir em frente. A vida é curta demais para ficar esperando que seu expediente acabe.

8. Você não vê um futuro promissor

Um bom emprego deve nos levar adiante… pode ser uma promoção, mas também pode ser a oportunidade de adquirir novas responsabilidades, aprender algo novo, vencer novos desafios. Deve haver sempre a possibilidade do amanhã ser melhor que hoje. Um bom chefe trabalha para o futuro da empresa, um líder trabalha também para o futuro de seus liderados! A vida é curta demais para viver sem esperança de mudança.

9.Ninguém tem os mesmos sonhos que você

Inúmeras empresas foram fundadas por duas ou mais pessoas que se reuniram, viram que suas habilidades se complementavam e perceberam que queriam trilhar juntas um caminho para o futuro.
Se você planeja empreender, trabalhar para uma grande empresa pode ajudar muito! É um ambiente de baixo risco onde talvez seja possível conhecer futuros colegas e parceiros de negócios. Escolha uma dúzia de empresas quaisquer e descubra que algumas delas foram fundadas por ex-colegas de trabalho. A vida é curta para trabalhar com pessoas que não compartilham de seus sonhos, esperanças e paixões.

10. Você está convencido de que não tem escolha

Está é a melhor de todas as razões para largar o seu emprego. É provável que você esteja pensando “eu ganho bem no meu emprego atual, nunca vou achar algo que me pague o mesmo” ou “o mercado da minha região é muito pequeno, não há vagas” ou ainda “eu já dediquei tanto tempo para esta empresa (ou carreira, segmento)” ou “eu não sou capaz de abrir meu próprio negócio”… Todas estas verdades serão verdades se você quiser que elas sejam verdades! Não que seja tão simples, mas você só precisa acreditar que sua criatividade, perseverança e esforço te levarão para um lugar melhor e mais recompensador. Milhares abrem os próprios negócios todos os anos e sabe qual a diferença entre eles e você? Eles resolveram arriscar e apostar em si mesmos!

11. Você está cansado de ter alguém limitando o seu futuro

Trabalhe somente pelo seu salário e não importa o seu desempenho tudo o que você vai receber será o seu salário. Trabalhe para alguém e você receberá aquilo que alguém disser que vale a pena te pagar. Trabalhe para si mesmo e seus ganhos serão limitados somente a sua criatividade, esforço e talento.
Dinheiro não é tudo, mas se você trabalha tanto e faz isso tão bem, você não merece receber por isso? A vida é muito curta para ter o futuro financeiro limitado por outra pessoa. Descubra o quanto você vale financeiramente e na sua habilidade de fazer a diferença na vida de outros!

Com informações de Inc.com